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Escola de Educação Ambiental
Câstelo, Maia
1999-2008 |
A quinta na sua actual configuração já possui a sua própria “casa”.
A escola, enquanto edifício, deve ser uma casa mas sem ser a casa da quinta – a sua presença deve apagar-se e não impor-se.
A sua condição relativamente à casa existente e agora transformada é a de elemento secundário, como que um anexo, cuja forma resulta do exterior e da relação de dependência que com ele quer manter.
Tudo deve ser simples e directo como sempre tem sido na tradição construtiva rural.
Isto porque uma casa é sempre, apenas e só, uma casa ...
“A arte não está em decadência, pelo contrário está penetrando lentamente na nova evolução do meio artístico.
A pedra, o bronze, cedem inexoravelmente às novas técnicas, do mesmo modo que na arquitectura, o cimento, o vidro e os metais deram origem a um novo estilo arquitectónico.
Não é possível existir uma evolução na arte só com a pedra ou com a cor, mas pode fazer-se uma nova arte com a luz e a televisão – só o artista criador pode e deve transformar estas técnicas em Arte.
A matéria é estática, a inteligência do homem define-a, encontrando-lhe sentidos, dominando-a no cálculo e na arte, tornando-a assim património da humanidade.” |
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