|
Casa no Lugar da Várzea III
Maia
2001 |
O projecto desta casa completa o loteamento iniciado há alguns anos atrás com a construção de duas outras, encerrando assim o conjunto previsto.
O programa a elaborar é em tudo idêntico àquele que deu corpo às duas casas já realizadas.
A casa organiza-se numa sequência vertical em dois volumes distintos justapostos: a cave, configurada como um pódio para resolver o contacto com o solo, contém a garagem e as áreas de serviço; os restantes níveis, preenchidos com os espaços domésticos propriamente ditos, concentram-se num volume único que se afirma como um contraponto à suave pendente que desenha o terreno.
A oportunidade deste projecto reside na possibilidade de reinterpretar a ideia original do conjunto que desde o princípio caracterizou a formulação da intervenção.
Agora como então, trata-se de reconhecer no terreno o lugar que a casa deve ocupar, considerando que a sua “localização” depende fundamentalmente da interacção que com as outras for capaz de estabelecer. A expressão definitiva dessa interacção dependerá quase exclusivamente da precisão com que se definem os limites que a configuram.
A noção de limite que aqui se propõe pretende valorizar a “presença” da matéria enquanto corpo do objecto.
“É como se a especificidade de cada projecto se materializasse em cada uma das suas partes ou níveis de organização, não necessitando já de submeter-se a nenhuma hierarquia para fazer sentido. A parte é sintacticamente independente do todo, transformando-se em síntese do conjunto. Uma auto-similaridade a nível fundamentalmente conceptual, que se manifesta tanto na estrutura sintáctica do objecto arquitectónico como na sua relação com o contexto”. (1)
O carácter modular que caracteriza o projecto não tem como objectivo a repetição de uma qualquer unidade mas, pelo contrário, resulta da necessidade de estabelecer um ritmo, uma cadência, que permita organizar e articular os elementos que o constituem.
A unidade da imagem que aqui se persegue corresponde também à unidade espacial com que se desenha a sua organização interna. |
|
|