[en] [es] [pt]

lista projectos

<< >>

 

 

 

lista projectos

<< >>

 
 

Casa na Rua Tomé de Sousa
Porto
2001 - 2009

A intervenção efectuada no edifício e no terreno existente procura preservar no essencial as características que os definem e que o município pretende ver salvaguardadas.
Independentemente do seu valor estético e/ou patrimonial é um facto que o tipo de bairro em que se inserem marcaram uma época e uma forma de vida de que talvez valha a pena deixar um registo da sua memória.
É neste contexto que a intervenção proposta deve ser entendida. Trata-se afinal de fazer com que aquilo que agora se acrescenta, independentemente de ser expressão do seu tempo, não se sobreponha, na sua lógica, a uma existência anterior.
É exactamente na articulação entre os dois corpos edificados (casa pré-existente e anexo) que se situa a nova entrada da casa e é aí também que tudo adquire um novo sentido, quando o espaço entre ambos se constitui no centro – um pátio que tudo agrega e onde tudo pode acontecer.
O resto quer-se, sóbrio e discreto, e como tal não merece ser descrito. Não vá a descrição tornar-se em narrativa, sabendo que a narrativa sempre impede a objectividade e tende a fixar-se no acessório…