[en] [es] [pt]

lista de projectos

<< >>

 

 

 

lista de projectos

<< >>

 
 

Nova Estação Intermodal de Ourense
Ourense, Espanha
Projecto de Concurso - 2011- Finalista

com Eduardo Souto Mouro e Adriano Pimenta







Quando no Séc. XIX foram construídas as estações de comboio, as cidades tiveram um desenvolvimento inevitável. As estações criaram a Praça da Estação, hotéis, restaurantes, comércio, transportes urbanos, etc., etc.
A parte negativa aconteceu com o corte do tecido urbano quando, nalguns casos, as ruas são interrompidas e se tornam descontínuas. Isso não se passou quando as estações eram terminais, sobretudo nas grandes metrópoles quando foi possível enterrar as vias, não perturbando assim a cidade “à superfície”. Não foi o que sucedeu em Ourense, em que se obedeceu à regra geral, estando a cidade dividida em duas partes, a Norte e a Sul, apesar da existência de algumas pontes que circunstancialmente estabelecem a sua ligação.

O interesse desta proposta é exactamente o de querer minimizar a “presença” da cidade fragmentada, sendo o edifício da nova estação e os seus programas complementares um factor de ligação e de coesão entre as duas partes da cidade, sem provocar qualquer efeito de corte ou interrupção como aconteceu anteriormente.
Pretende-se “construir” cidade, em continuidade com a existente, desenhando praças, jardins, rotundas, com outros edifícios adjacentes, e sobretudo criar uma nova centralidade, referenciada com um edifício em altura.

O tema fundamental do projecto é construir um fragmento de cidade sólido, com espessura, de modo a que não haja hesitações na leitura deste novo episódio urbano… que Ourense quer e precisa para já!