[en] [es] [pt]

lista projectos

<< >>

 

 

 

lista projectos

<< >>

 
 

Casa no Lugar do Baixinho
Santarém
1998 - 2004

A casa fica na parte mais elevada do terreno, colocada no sentido da sua pendente e voltada para a paisagem – olha-a com frontalidade.
Os pontos de vista orientam-se na sua razão – dentro e fora, para se ver tudo ou só um bocado, para que a paisagem se torne pintura – mineral e vegetal.
Organiza-se em três volumes de acordo com o programa – dum lado, o corpo do atelier e da garagem, no centro o bloco dos quartos, mais elevado para pontuar o conjunto, e do outro lado, o corpo das salas. Pelo meio, acontece o entreabrir às “partes” da paisagem, a separação dos elementos, mas também a sua ligação.
Estar dentro e, por vezes, estando dentro parecendo que se está fora – porque a luz tudo unifica.
A luz é vertical e dura, e exige contrastes fortes para que as diferenças se tornem reconhecíveis – as cores e as texturas.
Construir no Sul...

 

"A arte em si pode ser definida como uma tentativa obstinada de prestar o mais alto nível de justiça ao universo visível, uno e multifacetado, lançando luz sobre a verdade, sublinhado todos os seus aspectos.

Trata-se de uma tentativa para descobrir nas suas formas, nas suas cores, na sua luminosidade, nas suas sombras, nos aspectos de matéria e nos factos de vida, o que é que, em cada uma das suas características, é fundamental, o que é duradouro e essencial – a sua qualidade básica que é esclarecedora e convincente – a verdade real da sua existência."